sexta-feira, 3 de julho de 2015

Livro sobre Massacre de Corumbiara repercute na mídia nacional


 | 

Previsto para ser lançado no próximo dia 20, em São Paulo, o livro “Corumbiara, caso enterrado” (capa do livro na imagem principal desta matéria) deve promover o resgate de um dos episódios mais trágicos da história do Cone Sul de Rondônia. O conflito entre sem-terra e policiais militares na zona rural de Corumbiara resultando na morte de 12 pessoas aconteceu em agosto de 1994, e até hoje seu desfecho ainda é motivo de questionamentos, os quais são potencializados por uma espécie de “lei do silêncio” que paira sobre o caso.
Mas graças ao trabalho do jornalista paulistano João Peres o episódio deve voltar a ser debatido. Fruto de um intenso trabalho de pesquisas feitas pelo repórter, que entre 2.013 e 2.014 esteve várias vezes em Rondônia para ouvir pessoas que tiveram relação com o caso, o livro já começa a causar repercussão antes mesmo do lançamento. A obra está sendo lançada pela Editora Elefante.
No último dia 29 o próprio autor do livro-documentário produziu matéria relatando os bastidores de sua empreitada no site Agência Pública (referência de reportagens e jornalismo investigativo), a qual foi reproduzida ontem (quinta-feira 02) na página eletrônica da Carta Capital, uma das mais respeitáveis revistas de notícias do país.
No texto, Peres descreve a dificuldade que enfrentou para quebrar o silêncio de vários implicados no ocorrido, e o clima de tensão que paira sobre a comunidade em geral quando o assunto diz respeito a questão fundiária. Além da matéria, ilustrada com várias fotos, o autor também disponibilizou aos interessados o primeiro capítulo de seu livro na íntegra.
 Confira nos links abaixo as duas reportagens:


Leia o primeiro capítulo de “Corumbiara, caso enterrado”:
No profile abaixo da rede social Facebook mais informações sobre a publicação:
Foto: Divulgação

quinta-feira, 2 de julho de 2015

EM ENCONTRO ESTADUAL CTB RELEMBROU VÍTIMAS DO MASSACRE DE CORUMBIARA

O Presidente da central, Francisco Batista, falou sobre a importância de falar sobre o assunto.


Porto Velho, RO – O presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) em Rondônia, Francisco Batista, disse que um dos maiores motes abordados no encontro estadual da entidade, que foi realizado nos dias 27 e 28 em Ariquemes, foi o de relembrar as vítimas do massacre de Corumbiara.
“Relembrar as vítimas do massacre de Corumbiara, que ocorreu há quase 20 anos, é nossa obrigação enquanto defensores dos trabalhadores. Pessoas sofreram e ainda não há uma resposta que possa acalantar as famílias dessa gente e a própria sociedade”, destacou Pantera.