Blogger "quase eclético" - diversificado aceita opiniões sobre, arte, história, política, conhecimentos gerais, curiosidades e algo mais que possam acrescentar...
segunda-feira, 25 de abril de 2011
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Altamiro Borges fala a TVT - sobre Encontro de Blogueiros
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Sobrevivente do massacre de Corumbiara vive há 16 anos como "foragido da injustiça"
Esta entrevista foi realizada pela Rede Brasil Atual – Revista do Brasil, sendo a mim sugerida por uma pessoa ligada ao Comitê Nacional Solidário às Vitimas do Massacre de Corumbiara e ao MCC - Movimento Camponês Corumbiara, para que mais pessoas fiquem a par dos acontecimentos.
Transcrevo parte da entrevista exatamente como saiu neste sítio:
Por: João Peres, Rede Brasil Atual
Publicado em 21/03/2011, 16:50
São Paulo – "Estou sofrendo uma prisão psicológica." Faz 16 anos que Claudemir Gilberto Ramos, de 38 anos, tem a cabeça a prêmio. Pelo que se sabe, são R$ 50 mil por sua morte. "Para mim, já estou cumprindo a pena até demais, mesmo não estando na prisão. Só não me entreguei porque acho injusto. Se tivesse cometido crime, tinha que pagar pelo que fiz, mas não cometi o crime."
Claudemir se considera um "foragido da injustiça". Desde que ocorreu o massacre de trabalhadores rurais em Corumbiara, a 700 quilômetros de Porto Velho (RO), ele não sabe o que é endereço fixo, trabalho com registro em carteira ou convívio familiar. Condenado a 2.008 anos de reclusão, reclama um novo julgamento e uma efetiva apuração dos fatos ocorridos na madrugada de 9 de agosto de 1995, quando ao menos 12 sem-terra foram mortos por policiais militares e pistoleiros na Fazenda Santa Elina.
Claudemir quebrou o silêncio pela primeira vez desde a época do massacre, em entrevista concedida à Rede Brasil Atual e à TVT. Tenso, contou que não sabe quando foi a última vez que viu as filhas nem a mãe, e expôs sua versão do ocorrido, que na visão da Organização dos Estados Americanos (OEA) representa um erro cometido pelo Brasil devido às execuções realizadas por policiais e ao júri repleto de inconsistências.
Leia a entrevista na integra em: Sobrevivente do massacre de Corumbiara vive há 16 anos como "foragido da injustiça" -
Leia também:
- Corumbiara: promotor revela surpresa com impunidade a fazendeiros
- Ativistas vão a Brasília por novo julgamento do massacre de Corumbiara
- Movimento pede a Dilma nova investigação do massacre de Corumbiara
- Fugitivos da injustiça
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Tragédia de Realengo: Uma tragédia anunciada
Leia matéria complementar - Sobre Realengo e o Brasil em: http://crabastosbrasil.blogspot.com/2011/04/sobre-realengo-e-o-brasil.html
terça-feira, 12 de abril de 2011
Imagens e vídeos da Presidenta Dilma em visita a China.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
domingo, 10 de abril de 2011
Carta do I Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas do Paraná
Posto aqui a segunda parte da carta que foi elaborada durante o I Encontro de Blogueiros Progressistas do Paraná.
Nesta segunda parte ficou definido, segundo seus participantes, o que significa o termo Blogueiro Progressista.
Mas, o que significa ser um blogueiro progressista? Qual a distinção que se faz do restante da comunidade blogueira?
O blogueiro progressista tem noção do seu papel inovador e (por que não dizer?), revolucionário diante da estrutura oligárquica de concentração dos meios de comunicação, que priva o cidadão comum da informação objetiva e necessária para a sua vida e visão de mundo.
O blogueiro progressista é contra a ditadura midiática, a favor da justiça social, da democratização da comunicação e da liberdade de expressão.
Neste sentido, o nosso movimento tem um caráter efetivamente plural, amplo, contemplando toda a diversidade dos meios, ferramentas e veículos que operam na rede mundial de computadores.
A blogosfera progressista se articula não apenas pela Internet, mas também em eventos e atos públicos, via campanhas unitárias, plataformas unificadoras, coordenando as suas ações por um novo marco regulatório dos meios de comunicação e por um Brasil mais democrático e justo.
É buscando superar as limitações empresariais e ideológicas em que estão circunscritos os meios estabelecidos que o blogueiro progressista contribui para a evolução social, oferecendo à sociedade a informação necessária para melhor tomar suas decisões.
Os blogueiros progressistas do Paraná somam-se a esse movimento nacional a favor do efetivo direito de informação e comunicação de todos os brasileiros, como condição essencial de cidadania.
Para garantir esse direito reivindicamos o acesso popular aos meios, em todas as suas modalidades, de forma especial, o acesso universal à rede mundial de computadores (Internet), pela implementação do Plano Nacional de Banda Larga público.
Além disso, denunciamos o abuso de donos de jornais, rádios e emissoras de TV, chefes de redação e autoridades contra o livre direito de informar, através de constrangimentos jurídicos, intimidações verbais e até físicas que vem sofrendo diversos comunicadores independentes no Brasil e, especificamente no Paraná, na pessoa de nosso companheiro jornalista e blogueiro Esmael Morais.
Afinal, o parágrafo 2º do artigo 220 da Constituição Federal determina que é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística, sem limitar-se essa proibição aos governos mas também aos meios privados de comunicação. Mas mesmo assim, ainda hoje, em pleno regime democrático e sob o estado de direito, são infelizmente ainda muitos aqueles que, dentro das empresas privadas de informação vetam, editam e distorcem matérias e reportagens elaboradas por profissionais do jornalismo para adaptá-las ao jogo político de poder no qual seus donos teimam em querer ser sempre os maiores vencedores.
Finalmente, conclamamos todas as pessoas a defenderem a comunicação livre e popular como um direito básico e fundamental de cidadania, condição essencial para que se estabeleça uma sociedade justa e livre.
Curitiba, 10 de abril de 2011.
Se quiser lê-la na integra acesse: http://paranablogs.wordpress.com/
Informações Sobre o Paraná Blogs:
Paraná Blogs
Aqui você encontra as últimas notícias sobre o encontro, acompanha o processo de organização e pode colaborar com ideias e sugestões.
O Comitê de Organização foi formado em 22 de agosto de 2010 pelos blogueiros residentes no Paraná presentes ao I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, com o objetivo organizar o I Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas no Paraná – EEBP-PR.
A Democratização das Comunicações, a Liberdade de Expressão, os Planos Estadual e Nacional de Banda Larga (PEBL e PNBL), a Neutralidade da Internet, são temas que estarão presentes em todos os nossos debates tanto aqui no blog, quanto no EEBP-PR.
Junte-se a nós para construir a Outra Comunicação Possível, o Outro Paraná Possível, o Outro Brasil Possível, o Outro Mundo Possível.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
DOIS ENCONTROS ESTADUAIS DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS
I Encontro de Blogueiros de Mato Grosso
Para se inscrever, siga os procedimentos abaixo – Efetue o depósito de R$ 20,00 , referente à taxa de inscrição, na conta de Gonçalves e Neponuceno-Ltda-ME (Banco do Brasil, Agência 2764-2, Conta Corrente 52608-8); – Encaminhe o comprovante do depósito para o e-mail vgnewsmt@gmail.com. ou ligue para o fax (65) 3682-0585, aos cuidados de Elisangela Neponuceno Informe também seus dados (nome ou nicknane, e-mail, endereço de blog, Twitter ou outra rede social, telefone, cidade e estado); – Se o seu pedido de inscrição não for confirmado em até dois dias, entre em contato com Elisangela Neponuceno (65) 8414-2826; As inscrições custam 20 reais. Quanto mais rápidas, melhor para a organização do evento. Basta enviar e-mail para vgnewsmt@gmail.com. ou telefonar para (065)8414-2826. Falar com Elisangela Neponuceno
A comissão organizadora está buscando patrocínios para garantir a gratuidade da hospedagem. Está em contato com várias instituições e empresas . Dependendo dos recursos levantados, o Encontro também arcará com as despesas de refeições e parte das passagens para os blogueiros de outros municipios.
Daremos total transparência à origem dos recursos e à prestação de contas. Os blogueiros poderão acompanhá-la online.
1º-Encontro de Blogueiros de Mato Grosso Data: 08 e 09 de abril Local: Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Arquivo do blog
-
▼
2011
(36)
-
▼
abril
(8)
- Sem título
- Altamiro Borges fala a TVT - sobre Encontro de Blo...
- Sobrevivente do massacre de Corumbiara vive há 16 ...
- Tragédia de Realengo: Uma tragédia anunciada
- Imagens e vídeos da Presidenta Dilma em visita a C...
- Concerto com o pianista Arthur Moreira Lima
- Carta do I Encontro Estadual dos Blogueiros Progre...
- DOIS ENCONTROS ESTADUAIS DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS
-
▼
abril
(8)