quarta-feira, 20 de abril de 2011

Altamiro Borges fala a TVT - sobre Encontro de Blogueiros


A TVT, primeira emissora de televisão outorgada a um sindicato de trabalhadores, realiza entrevista sobre o movimento dos blogueiros, e o primeiro encontro de Blogueiros Progressitas em São Paulo, tendo como convidado Altamiro Borges, que fala sobre o Encontro.
Confira assistindo ao Vídeo.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sobrevivente do massacre de Corumbiara vive há 16 anos como "foragido da injustiça"

Esta entrevista foi realizada pela Rede Brasil Atual – Revista do Brasil, sendo a mim sugerida por uma pessoa ligada ao Comitê Nacional Solidário às Vitimas do Massacre de Corumbiara e ao MCC - Movimento Camponês Corumbiara, para que mais pessoas fiquem a par dos acontecimentos.

Transcrevo parte da entrevista exatamente como saiu neste sítio:

Por: João Peres, Rede Brasil Atual

Publicado em 21/03/2011, 16:50

São Paulo – "Estou sofrendo uma prisão psicológica." Faz 16 anos que Claudemir Gilberto Ramos, de 38 anos, tem a cabeça a prêmio. Pelo que se sabe, são R$ 50 mil por sua morte. "Para mim, já estou cumprindo a pena até demais, mesmo não estando na prisão. Só não me entreguei porque acho injusto. Se tivesse cometido crime, tinha que pagar pelo que fiz, mas não cometi o crime."

Claudemir se considera um "foragido da injustiça". Desde que ocorreu o massacre de trabalhadores rurais em Corumbiara, a 700 quilômetros de Porto Velho (RO), ele não sabe o que é endereço fixo, trabalho com registro em carteira ou convívio familiar. Condenado a 2.008 anos de reclusão, reclama um novo julgamento e uma efetiva apuração dos fatos ocorridos na madrugada de 9 de agosto de 1995, quando ao menos 12 sem-terra foram mortos por policiais militares e pistoleiros na Fazenda Santa Elina.

Claudemir quebrou o silêncio pela primeira vez desde a época do massacre, em entrevista concedida à Rede Brasil Atual e à TVT. Tenso, contou que não sabe quando foi a última vez que viu as filhas nem a mãe, e expôs sua versão do ocorrido, que na visão da Organização dos Estados Americanos (OEA) representa um erro cometido pelo Brasil devido às execuções realizadas por policiais e ao júri repleto de inconsistências.

Leia a entrevista na integra em: Sobrevivente do massacre de Corumbiara vive há 16 anos como "foragido da injustiça" -

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2011/03/sobrevivente-de-massacre-vive-ha-16-anos-como-foragido-da-injustica

Leia também:


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tragédia de Realengo: Uma tragédia anunciada

Escrito por – Paulo Célio – Jornalista Rio de Janeiro

Muitos, como de costume, estarão clamando pela tal da “justiça dos céus”, ao invés de cobrar da “Justiça dos homens” – essa, sim, responsável por julgar e punir os delitos praticados nesse mundo que vivemos e não do além, de onde se supõe vir a tal da outra “justiça”.
É da Justiça dos homens – e não da dos céus, por exemplo – a responsabilidade de determinar a imediata retirada das “lan houses” de jogos de tiros em primeira pessoa (FPS, da sigla em inglês) e tantos outros, proibidos para menores de 18 anos, cujo estímulo à violência gratuita e a capacidade de formar jovens delinquentes é incontestável. Destaque para os jogos “Couter-Strike” (CS) e “Gta San Andreas”, entre outros.
Assim fez o juiz Carlos Alberto Simões de Tomaz, da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais, que determinou, em 22/01/2008, em acato à Ação Civil movida pelo Ministério Público Federal, que a União fosse condenada a suspender e proibir a distribuição e comercialização desses jogos em todo o território nacional (em particular os jogos conhecidos como CS ("Counter-Strike") e "Everquest". O juiz alega que estes jogos "incitam à violência, propugnam pela idéia de que o mais fraco deve sucumbir ao mais forte, disseminam o prazer pela dor, pelo ódio e pela morte". Baseou-se o magistrado nos artigos 6, I, 8, 10 e 39, IV, todos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, referindo-se aos jogos em questão como “nocivos à saúde dos consumidores”.
Essa Decisão, porém, foi cassada em 12/06/2009, por unanimidade da Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, nos autos da Medida Cautelar n° 2008.01.00.010959-9, em decisão unânime que suspendeu os efeitos da sentença proferida pelo Juízo, tendo como outras a alegação que o jogo é “(...) classificado pelo Ministério da Justiça como recomendado para maiores de 18 anos, uma vez que a tutela judicial não se destina a proteger exclusivamente direitos de crianças e adolescentes; que não há demonstração de prejuízo à saúde física ou psíquica de pessoas usuárias de qualquer faixa etária (...).”, segundo o relatório da desembargadora Federal Maria Isabel Galloti Rodrigues.
É da Justiça dos homens também – e não da dos céus, por exemplo – o entendimento de que é maliciosa ou não a massiva utilização pelos meios de comunicação de termos e gírias americanos como “bullings” e quetais só faz disseminar e incentivar através do modismo, a violência gratuita contra os mais fracos – tão comum no seu país de origem. Agredir minorias em escolas, graças à mídia, agora tem nome, agora é moda, agora é “bulling”
Rebatendo a tese de que os aparentemente mais fracos, os mais feios, os mais gordos, os mais estudiosos... “sempre” foram molestados na escola, desde que o mundo é mundo, posso testemunhar: De tudo o que presenciei nas escolas onde estudei na infância e adolescência, o mais grave eram os apelidos infames – daí pra violência física há uma grande e saudável distância.
Rebatendo também a tese de que brincávamos de “cow-boys” quando pequenos e que não nos transformamos todos em pistoleiros, gostaria de responder: Os tais “caw-boys”, mesmo notórios assassinos de índios inocentes, passavam a imagem de “íntegros”, de protetores dos mais fracos, das moças, das crianças e das velinhas.
Diferente dos “heróis” desses tais jogos, que se limitam a matar sem piedade os mais fracos. Em jogos como o “GTA San Andreas” o herói é um fugitivo da polícia que possibilita ganhar mais pontos no jogo furtando veículos, pixando prédios e matando indefesos animais, mulheres crianças e idosos.
Toda a vez que falo sobre esses jogos ou presencio impune e escancaradamente a sua utilização por brasileirinhos de 10, 11, 12, 13 anos, bem do meu lado em qualquer “lan house”, Brasil afora, lembro e agora entendo a frase “Para mim não era uma criança. Era um boneco de judas!”, proferida pelos adolescentes que, em 7 de fevereiro de 2007, ao fugir com um carro roubado, arrastaram por cerca de 7 quilômetros, até a morte, o menino João Hélio. Não conseguia entender na época, como que alguém poderia banalizar tanto assim a vida humana...
Passados 4 anos e, de novo, um jovem, no Rio de Janeiro, mata cerca de 12 estudantes e fere outros gravemente por motivos que jamais iremos saber. Imobilizado por um tiro de um policial, o jovem “suicidou-se” (sic.) a seguir.
Buscando entender de suas razões, fico sabendo pelo noticiário que o jovem assassino era membro, desde criança, de uma dessas seitas pentecostais de orientação americana: “Testemunhas de Jeová” e que, além de trabalhar, orar e “pregar a palavra” ele não fazia outra coisa senão plantar-se todos os dias à frente do computador para jogar esses tais joguinhos de tiros em primeira pessoa (FPS, da sigla em inglês). Esses mesmos cujo o objetivo é sempre eliminar de maneira brutal os mais fracos (leia-se: mulheres, crianças e idosos – no caso do “GTA”). Seus jogos preferidos: “CS” e “GTA”. Daí, creio, para interessar-se um pouco mais pelo manuseio de revólveres reais, foi só um passo...
A mídia rapidamente buscou as prováveis razões para tal barbaridade. As precipitadas versões de que o assassino era aidético, que era muçulmano, que era gay, logo foram jogadas por terra à cada nova informação que surgia. Fato incontestável, parece, é que o jovem era fiel da seita “Testemunha de Jeová” e que gostava – demais da conta – desses joguinhos de matar mulheres, crianças, animais e idosos... Conforme divulgou o jornal O Globo.
Em comum, nas duas tragédias que abalaram o país (o caso João Hélio e esse de agora), o fato do secretário de Segurança estadual, José Mariano Beltrame ter “chorado”. E de estarem impunimente livres o uso por crianças de jogos como esse tal de “GTA”, nas “lan houses” do Rio de Janeiro e do Brasil a fora – apesar de só serem permitidos para maiores de 18 anos.
Como a tal “justiça dos céus”, que precisa ser invocada, a Justiça dos homens precisa, além de ser invocada, também provocada, segundo os doutos da Lei.
Que dessa discussão reste provada a maléfica influência desses jogos no estímulo a delinquência e a covardia para com os mais fracos junto aos sem número de brasileirinhos de 10, 11, 12, 13 anos, que diariamente lotam as “lan houses” em busca de lazer.
De outra forma, temo, somente quando esses jogos americanos, preconizarem o assassinato de promotores, considerados por eles omissos; de magistrados, considerados por eles injustos e de demais autoridades, municipais, estaduais ou federais, consideradas por eles omissas, é que veremos o seu fim.
Enquanto isso, peça a seus filhos para lhe mostrar como funciona esses jogos e entenda tudo isso que escrevi. Inscreva-os em atividades alternativas durante o dia, mantendo-os distantes desses jogos. Em casos mais graves, acione o Conselho Tutelar de sua cidade e, em caso de omissão, procure ajuda no Ministério Público.




Leia matéria complementar - Sobre Realengo e o Brasil em: http://crabastosbrasil.blogspot.com/2011/04/sobre-realengo-e-o-brasil.html

terça-feira, 12 de abril de 2011

Imagens e vídeos da Presidenta Dilma em visita a China.














A Presidenta Dilma Rousseff, participa da cerimônia de abertura do "Diálogo de Alto Nível Brasil-China". Em seu discurso, ela garantiu acordos de cooperação em ciência, tecnologia e inovação, além de segurança alimentar e energética.

domingo, 10 de abril de 2011

Carta do I Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas do Paraná

Posto aqui a segunda parte da carta que foi elaborada durante o I Encontro de Blogueiros Progressistas do Paraná.

Nesta segunda parte ficou definido, segundo seus participantes, o que significa o termo Blogueiro Progressista.

Mas, o que significa ser um blogueiro progressista? Qual a distinção que se faz do restante da comunidade blogueira?

O blogueiro progressista tem noção do seu papel inovador e (por que não dizer?), revolucionário diante da estrutura oligárquica de concentração dos meios de comunicação, que priva o cidadão comum da informação objetiva e necessária para a sua vida e visão de mundo.

O blogueiro progressista é contra a ditadura midiática, a favor da justiça social, da democratização da comunicação e da liberdade de expressão.

Neste sentido, o nosso movimento tem um caráter efetivamente plural, amplo, contemplando toda a diversidade dos meios, ferramentas e veículos que operam na rede mundial de computadores.

A blogosfera progressista se articula não apenas pela Internet, mas também em eventos e atos públicos, via campanhas unitárias, plataformas unificadoras, coordenando as suas ações por um novo marco regulatório dos meios de comunicação e por um Brasil mais democrático e justo.

É buscando superar as limitações empresariais e ideológicas em que estão circunscritos os meios estabelecidos que o blogueiro progressista contribui para a evolução social, oferecendo à sociedade a informação necessária para melhor tomar suas decisões.

Os blogueiros progressistas do Paraná somam-se a esse movimento nacional a favor do efetivo direito de informação e comunicação de todos os brasileiros, como condição essencial de cidadania.

Para garantir esse direito reivindicamos o acesso popular aos meios, em todas as suas modalidades, de forma especial, o acesso universal à rede mundial de computadores (Internet), pela implementação do Plano Nacional de Banda Larga público.

Além disso, denunciamos o abuso de donos de jornais, rádios e emissoras de TV, chefes de redação e autoridades contra o livre direito de informar, através de constrangimentos jurídicos, intimidações verbais e até físicas que vem sofrendo diversos comunicadores independentes no Brasil e, especificamente no Paraná, na pessoa de nosso companheiro jornalista e blogueiro Esmael Morais.

Afinal, o parágrafo 2º do artigo 220 da Constituição Federal determina que é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística, sem limitar-se essa proibição aos governos mas também aos meios privados de comunicação. Mas mesmo assim, ainda hoje, em pleno regime democrático e sob o estado de direito, são infelizmente ainda muitos aqueles que, dentro das empresas privadas de informação vetam, editam e distorcem matérias e reportagens elaboradas por profissionais do jornalismo para adaptá-las ao jogo político de poder no qual seus donos teimam em querer ser sempre os maiores vencedores.

Finalmente, conclamamos todas as pessoas a defenderem a comunicação livre e popular como um direito básico e fundamental de cidadania, condição essencial para que se estabeleça uma sociedade justa e livre.

Curitiba, 10 de abril de 2011.

Se quiser lê-la na integra acesse: http://paranablogs.wordpress.com/

Informações Sobre o Paraná Blogs:

Paraná Blogs


Blog Coletivo do Comitê de Organização do Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas no Paraná.

Aqui você encontra as últimas notícias sobre o encontro, acompanha o processo de organização e pode colaborar com ideias e sugestões.

O Comitê de Organização foi formado em 22 de agosto de 2010 pelos blogueiros residentes no Paraná presentes ao I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, com o objetivo organizar o I Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas no Paraná – EEBP-PR.

A Democratização das Comunicações, a Liberdade de Expressão, os Planos Estadual e Nacional de Banda Larga (PEBL e PNBL), a Neutralidade da Internet, são temas que estarão presentes em todos os nossos debates tanto aqui no blog, quanto no EEBP-PR.

Junte-se a nós para construir a Outra Comunicação Possível, o Outro Paraná Possível, o Outro Brasil Possível, o Outro Mundo Possível.

Em: http://paranablogs.wordpress.com/sobre/

quarta-feira, 6 de abril de 2011

DOIS ENCONTROS ESTADUAIS DE BLOGUEIROS PROGRESSISTAS

Acontecerão, em nosso país, quase que simultaneamente dois encontros estaduais de Blogueiros Progressistas.
O primeiro será no Mato Grosso nos dias 08 e 09 de abril de 2011, e o segundo será em Curitiba nos dias 09 e 10 de abril de 2011.
Acompanhem abaixo informações sobre locais e inscrições.



I Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas no Paraná!
Dias 09 e 10 de abril de 2011
Hotel Trevi
Rua Ébano Pereira, 139 - Centro
Curitiba–PR Brasil, 80410-240
(0xx)41 3224-0111
Liberdade de Expressão!
Inclusão Digital!
Livre Acesso à Internet e Banda Larga para Tod@s!
Pelo Humano Direito de Informar e Ser Informado!
Rompendo o Cerco Midiático e o Oligopólio da Informação!
Praticando Cidadania, Defendendo Direitos!
É a blogosfera paranaense mobilizada contra o factoide, a corrupção, a mentira e a censura!
Programa está em: http: //paranablogs.wordpress.com/programa-i-eebp-pr/

O local do evento: Trevi Hotel, Rua Ébano Pereira, 139, Centro, Curitiba-PR, www.trevihotel.com.br – CEP 80410-240, Tel. (41) 3224-0111 Inscrição geral: R$ 40,00 Estudantes: R$ 20,00 Inscrição com acomodação: R$ 100,00 (Trevi-Duplo)
O Pagamento no ato do Credenciamento no 1º dia do encontro – dia 9 de Abril


I Encontro de Blogueiros de Mato Grosso


Para se inscrever, siga os procedimentos abaixo – Efetue o depósito de R$ 20,00 , referente à taxa de inscrição, na conta de Gonçalves e Neponuceno-Ltda-ME (Banco do Brasil, Agência 2764-2, Conta Corrente 52608-8); – Encaminhe o comprovante do depósito para o e-mail vgnewsmt@gmail.com. ou ligue para o fax (65) 3682-0585, aos cuidados de Elisangela Neponuceno Informe também seus dados (nome ou nicknane, e-mail, endereço de blog, Twitter ou outra rede social, telefone, cidade e estado); – Se o seu pedido de inscrição não for confirmado em até dois dias, entre em contato com Elisangela Neponuceno (65) 8414-2826; As inscrições custam 20 reais. Quanto mais rápidas, melhor para a organização do evento. Basta enviar e-mail para vgnewsmt@gmail.com. ou telefonar para (065)8414-2826. Falar com Elisangela Neponuceno

A comissão organizadora está buscando patrocínios para garantir a gratuidade da hospedagem. Está em contato com várias instituições e empresas . Dependendo dos recursos levantados, o Encontro também arcará com as despesas de refeições e parte das passagens para os blogueiros de outros municipios.

Daremos total transparência à origem dos recursos e à prestação de contas. Os blogueiros poderão acompanhá-la online.

1º-Encontro de Blogueiros de Mato Grosso Data: 08 e 09 de abril Local: Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Arquivo do blog