Carga de esgoto no Rio Belém |
Consultando um léxico da Web o
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, observei o termo decepção, que
segundo este significa: – Ilusão perdida; – Desapontamento; – Malogro de uma
esperança; – Desilusão.
Mas o que isto tem a ver com a CORE-ETUBA, em parte muito com a atual
administração. Como poderemos ver mais a frente.
Consultando também alguns
escritos de cadernos, alfarrábios e websites
sobre a falácia, resumimos que: - O estudo das falácias está voltado para a
identificação de erros no raciocínio ou na argumentação, mais especificamente
naqueles raciocínios ou argumentos que, embora incorretos, podem ser
psicologicamente persuasivos.
Dentro do estudo das falácias há
aquelas que são consideradas, falácias formais e falácias informais, ambas
visam de alguma maneira validar a estrutura lógica do raciocínio dando a este
uma interpretação falsa dos fatos, podendo ser de maneira proposital ou não.
Destas vamos nos ater a alguns
tipos das falácias informais ou também conhecidas como não-formais, ou seja, aquelas
que não são identificadas com a utilização de padrões para validação de
inferências. Falácias informais podem ser divididas em: - falácias de
relevância; e falácias de ambiguidade.
As falácias de relevâncias partem
de raciocínios cujas premissas são logicamente irrelevantes para as suas
conclusões. Portanto são incapazes de estabelecer a verdade dessas conclusões.
Estas ainda são subdivididas em treze subitens, que dentre elas destacarei a
conhecida como apelo à popularidade. Esta falácia, o apelo à popularidade (Argumentum ad Populum), é muito comum em
figuras públicas que deveriam representar a nossa sociedade. Nesta há a tentativa
de ganhar a concordância popular despertando paixões e entusiasmos da multidão
com o uso de elementos que atraem o interesse da maioria, como por exemplo: a
contratação de vários shows musicais e apresentações artístico-culturais que tem
por finalidade não a admirabilidade da população, mas sim o interesse de
mostrar vários pontos “estratégicos” da cidade na tentativa de atrair grupos
econômicos e empresariais com a finalidade de “negociações”. “Negociações”,
estas que podem estar por trás de interesses que variam desde as privatizações
ou terceirizações de espaços públicos, a exemplo do que ocorre nesta cidade
durante a “Virada Cultural”.
Para entender melhor a falácia da
ambiguidade, devemos conhecer bem o seu segundo termo, que é a ambiguidade.
Ambiguidade é algo que leva mais de uma interpretação, levando-nos a incerteza
(dúvida), ou seja, a disposição das palavras de modo a poder lhes atribuir mais
de um sentido (anfibologia). As falácias de ambiguidade são subdividas em
cinco subitens, destas a que melhor representa seria a falácia da anfibologia
que cabe muito bem a administração pública da nossa cidade.
Deixando as falácias de
lado, entremos num termo utilizado pela biologia o ecótipo, que seria uma variedade
de uma espécie vegetal ou animal geneticamente adaptada ao meio por seleção
natural. Fazendo um paralelo com alguns representantes públicos, poderíamos
dizer que um “político ecótipo” seria uma variedade de político que se adapta ao
meio de acordo com o interesse de determinados grupos que o financiam, lobbys,
“negociatas” e estratégias que os mantém no poder. Geralmente o “político
ecótipo” está pouco interessado no bem estar social, mas sim na sua perpetuação
no poder. Exemplos clássicos de “políticos ecótipos” ocorrem muito em uma
família do Maranhão, assim como na família dos Magalhães.
Voltando a discutir o
primeiro parágrafo, sobre a decepção. A decepção acontece também quando você descobre
que o caráter e as atitudes de “um certo” Prefeito de uma “certa” Capital que
muitos conhecem não combinam com o seu sorriso, mesmo que meio sem graça. E a
prova maior fica por conta de suas atitudes, que nem mesmo condizem com as
orientações políticas-ideológicas do Partido que representa, ou mesmo da sua
posição de quando era estudante universitário e militava na UPE considerado por
muitos de seus colegas como um “Militante Radical de Esquerda”, que ao inverso
de tudo que representava tornou-se totalmente o oposto de tudo o que defendia
em sua juventude.
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