sexta-feira, 6 de abril de 2012

Jornal «Avante!» - Internacional - PCdoB comemora 90 anos

Avante!Avante!


Jornal "Avante"! - Partido Comunista Português (PCP) em 
5.Abril.2012 -  N.º 2001 

Seminário internacional
PCdoB comemora 90 anos
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) completou 90 anos no dia 25 de Março. É a organização política mais antiga em toda a história do país.

Image 10116

No quadro das comemorações dos 90 anos do PCdoB e a convite deste, o PCP participou no seminário «A questão Nacional e a luta pelo Socialismo na actualidade», que se realizou na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de Março. O PCP esteve representado por Alexandre Araújo, membro do Secretariado do Comité Central.
Na sua intervenção, Alexandre Araújo, reportando-se à experiência do PCP, referiu como a submissão aos interesses do imperialismo está intimamente ligada aos processos de agravamento da exploração dos trabalhadores e do povo português, e sublinhou a importância da luta em defesa da independência e da soberania nacional como parte integrante da luta por transformações sociais.
O objectivo mais imediato do PCP enfatizou o dirigente do PCP  é a luta por uma política patriótica e de esquerda que faça a ruptura com a política de direita e abra caminho à resolução dos problemas dos trabalhadores e do País e à criação de condições para a concretização de uma democracia avançada, o que é inseparável do seu projecto de construção de uma sociedade socialista.
Alexandre Araújo valorizou também a importância da solidariedade internacionalista, do reforço das relações e cooperação entre os partidos comunistas, bem como da frente anti-imperialista.
No seminário participaram 22 delegações de partidos comunistas e de outras forças progressistas de vários continentes.
O seminário fez parte do vasto programa de comemorações dos 90 anos do PCdoB, que integrou a realização de um acto político-cultural com cerca de três mil participantes. Tendo como ponto alto a intervenção do presidente do partido, Renato Rabelo, a iniciativa contou com a presença de dirigentes de movimentos sociais e de representantes de outras forças políticas, entre as quais o presidente nacional do PT, que dirigiu uma saudação pelos 90 anos do PCdoB.
A presidente Dilma Rousseff, bem como o ex-presidente Lula enviaram saudações gravadas em vídeo.
O PCP esteve também presente na Festa Vermelha, promovida pelo Partido Comunista Brasileiro, a quem entregou uma saudação pelas comemorações dos seus 90 anos.

Fonte:
SÍTIO DO JORNAL "AVANTE!".  PCdoB comemora 90 anos. 05/04/2012 Online. Disponível em: http://www.avante.pt/pt/2001/internacional/119494/. Capturado em:  07/04/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog