sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Exposição iconográfica marca comemorações dos 90 anos do PCdoB

Direto do Portal do Vermelho - 24/02/12

Como parte das comemorações por seus 90 anos, o Partido Comunista do Brasil realiza na Câmara dos Deputados (DF), entre os dias 19 e 30 de março de 2012, exposição reunindo textos, fotos, áudios e vídeos que narram os principais fatos da história de sua organização.


Em destaque, lideranças das sucessivas gerações de militantes que o construíram. Os fundadores de 1922, com realce para Astrojildo Pereira; o líder popular Luiz Carlos Prestes – o Cavaleiro da Esperança –; e o histórico líder João Amazonas, construtor e ideólogo do Partido Comunista, que foi seu dirigente máximo de 1962 a 2002.



Fundadores do partido / foto: arquivo

A iniciativa também apresentará episódios que atestam a presença marcante dos comunistas na história do país e seu legado à construção da nação.
O vínculo entre os comunistas e o Brasil se projeta do passado à contemporaneidade. Em seus 90 anos de existência, o PCdoB atravessou as diferentes fases da história republicana brasileira, na maior parte períodos de autoritarismo e ditaduras. Mesmo sob férrea perseguição, ele jamais abriu mão de empunhar as bandeiras da democracia, da soberania, do progresso econômico, social e cultural e do socialismo. Contribuiu, assim, com ideias, lutas e realizações para a construção do país. É por isso que – como procura mostrar a exposição – contar a história do PCdoB é também contar a história do Brasil.

Desde 1985, com a redemocratização do país, a legenda vive seu período mais longo de existência legal. Nos últimos dez anos, presidido por Renato Rabelo, é um Partido em expansão e crescimento. Busca se capacitar para os desafios da nova luta pelo socialismo que se desenrola nos dias de hoje. Com a vitória de Lula, pela primeira vez na República passou a exercer responsabilidades na equipe ministerial do governo federal. No governo Dilma, o deputado federal Aldo Rebelo é o ministro do Esporte.

Por tudo o que representa o Partido, as comemorações pelos seus 90 anos não são apenas de seus filiados. Pertencem ao povo, aos trabalhadores e a todas as forças e personalidades democráticas. São motivo de júbilo para as instituições da República – como a Câmara dos Deputados que acolhe esta iniciativa.

Uma versão compactada da mostra percorrerá os estados e será exposta em assembleias legislativas, câmaras municipais, centros culturais, sindicatos e outros espaços destinados a diferentes públicos.

Serviço:
Exposição Partido Comunista do Brasil – 90 anos
Socialismo com a cara do Brasil
Quando: 19 a 30 de março
Onde: Hall da Taquigrafia e Corredor de Acesso ao Plenário da Câmara
Solenidade oficial de inauguração:
Quando: 21 de março às 15h00
Onde: Hall da Taquigrafia.

Confira o original em:
Exposição iconográfica marca comemorações dos 90 anos do PCdoB - Portal Vermelho
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=176464&id_secao=1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog