sexta-feira, 2 de março de 2012

Morre o ex-deputado federal Fernando Sant’Ana - Portal Vermelho

2 DE MARÇO DE 2012 - 11H18 - Direto do portal vermelho 

A Bahia amanheceu mais triste nesta sexta-feira (2/3) com a notícia da morte do ex-deputado federal Fernando Sant’Ana, de 96 anos, ocorrida na noite de ontem, em Salvador, em decorrência de um infarto. Sant’Ana era considerado um dos mais antigos comunistas baianos ainda vivos e dedicou toda a sua vida à luta pela liberdade e pelo socialismo. O seu corpo será cremado às 17 horas, no cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas.


Foto: A TARDE
Fernando Sant'Anna, 96 anos de idade
“A morte de Fernando Sant’Ana significa a morte daquele que parece ser o comunista mais antigo da Bahia ou da mais antiga geração. E além do mais, ele teve no Partido Comunista uma militância muito grande, que foi desde a sua juventude, passando pela sua maturidade e chegando à sua terceira idade. Fernando participou comigo no Congresso Nacional da Assembléia Constituinte e então nós pudemos ver como ele era firme na defesa dos interesses nacionais brasileiros. Como era firme contra a espoliação estrangeira no Brasil feita através da dívida externa, dos termos desiguais de negócios, da compra de terras no Brasil para a instalação de suas fazendas”, lamentou o ex-deputado e ex-presidente da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima. 



Para Lima, a perda de Fernando Sant’Ana é irreparável, pois ele sempre batalhou para que o Brasil se tornasse uma nação verdadeiramente independente, próspera e com inclusão social. Ele participou de diversas campanhas para a redemocratização do país e foi especialmente importante para a Bahia. “Foi uma pessoa que sempre defendeu o legado africano na Bahia, a negritude baiana, das religiões como o candomblé, a Ubanda e daqueles que são discriminados por diversas razões. Fernando foi um defensor das posições de igualdade não só racial, mas de igualdade de fé e de orientação sexual e muito mais. A perda de Fernando é uma perda significativa para a Bahia, que tem que reconhecer que ele foi um dos seus políticos mais destacados e mais ligados aos interesses do Brasil e da Bahia”, disse. 



O presidente do PCdoB na Bahia e deputado federal, Daniel Almeida, também lamentou a morte de Fernando Sant’Ana, que foi exemplo para todos os comunistas do país. “A morte dele é uma perda para a Bahia e para o Brasil, pela referência que todos nos temos dele de grande defensor da liberdade, da democracia, um comunista convicto e que honrou em toda a sua vida, a vida política deste país. Ele foi um exemplo de homem inspirado, mais pelas suas ideias do que por tantas outras virtudes. Firmes em seus ideais, com forte ligação com os interesses nacionais e um vigilante dos anseios do povo. Fernando Sant’Anna era uma figura raras. É, sem dúvida alguma, uma grande perda” ressaltou.




História 



Natural da cidade Irará, no interior da Bahia, Fernando Sant’Ana era formado em engenharia, pela então Escola Politécnica. Durante a faculdade participou do Congresso da União Nacional dos Estudantes - UNE de 1942, como líder da delegação baiana, realizado em desafio à ditadura do Estado Novo. Logo ingressa na política, elegendo-se deputado federal, até a eclosão da ditadura, em 1964, quando foi um dos primeiros parlamentares a ter seus direitos políticos cassados. 



Após a Anistia retoma a carreira parlamentar, elegendo-se nos pleitos da legislatura federal de 1983-1987 e para a Assembleia Nacional Constituinte, que a seguiu pelo então PCB. Foi, em 1988, um dos mais ativos constituintes, integrando a Comissão da Ordem Econômica da Constituinte, e 2º Presidente da Subcomissão da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária, integrante da então chamada Frente Parlamentar Nacionalista, sendo considerado um dos "deputados nota 10" pelo DIAP, notabilizando-se pela luta em nacionalizar o subsolo e suas riquezas minerais. Ali coordenou a campanha nacional "O Petróleo é Nosso", em defesa da propriedade do subsolo pelo estado brasileiro. Foi deputado federal pelo PCB por quatros mandatos e atualmente era presidente de honra do PPS - Partido Socialista Brasileiro. 



De Salvador,
Eliane Costa

Morre o ex-deputado federal Fernando Sant’Ana - Portal Vermelho

Um comentário:

Arquivo do blog