quinta-feira, 8 de março de 2012

PCdoB completa 90 anos e convida para festa no Rio - Portal Vermelho

Página Inicial2 DE MARÇO DE 2012 - 14H58 





O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que completa 90 anos no dia 25 de março, preparou uma agenda cultural e política para marcar a data. A série de eventos comemorativos incluirá show, ato político, exposição fotográfica e sessão solene no Congresso.

Dentre os destaques da comemoração está o evento ‘Brasil em Festa – Show de Martinho da Vila: 90 anos do PCdoB’, que acontecerá no dia 24 de março na casa de espetáculos Vivo Rio, no Rio de Janeiro.

O show ‘Brasil em Festa’ marcará oficialmente no calendário nove décadas de atuação constante do Partido Comunista do Brasil no panorama sociocultural e político do país. O evento une atividade cultural e manifestações públicas de intelectuais e militantes de causas sociais pertencentes ao PCdoB, de todas as regiões do Brasil. O cantor Martinho da Vila, filiado ao PCdoB, apresenta no show sucessos que marcaram seus mais de 40 anos de carreira na história da música popular brasileira.

Martinho da Vila, que se tornou conhecido do grande público no famoso 3º Festival da Música Popular Brasileira da Record de 1967 - onde foram revelados nomes como Caetano Veloso, Chico Buarque e Elis Regina -, também sempre esteve alinhado com causas ligadas à cidadania, usando referências em seu trabalho artístico além de manifestações em sua vida pessoal e pública.

A cidade do Rio de Janeiro, que já abrigou a sede nacional do Partido, volta a ser palco dessa comemoração histórica "A fundação do Partido Comunista no Brasil deu-se no Estado Rio de Janeiro, com a reunião final na cidade de Niterói. O ano de 1922 registra este acontecimento histórico e fatos como a Semana de Arte Moderna, demonstração inequívoca de mudanças históricas e comportamentais do povo brasileiro, que buscava caminhos para sua afirmação. Simbólica, portanto, a decisão da nossa direção nacional do PCdoB, de realizar essa comemoração no Rio de Janeiro, cidade que foi palco de grandes manifestações da Campanha "O Petróleo é Nosso", que sediou a Constituinte de 1946 onde pontuaram Amazonas, Grabois, Jorge Amado, Mariguella, Prestes. As fortes manifestações contra a ditadura, como a "passeata dos 100 mil" e pela Anistia deram relevo à combatividade da nossa população. A comemoração dos 90 anos, lastreada pela história do partido e das tantas jornadas de luta da nossa cidade, emoldurada pela montanha e pelo mar, embalada pelos cantos dos artistas e militantes presentes, aquecida pelos aliados e amigos, será um grande estímulo à militância de todo o país", diz a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Segundo o secretário de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo de Carvalho, o evento é antes de tudo um ato histórico que marca a passagem de um partido que se funde à memória política do país. “O Partido Comunista do Brasil atravessou muitas etapas, deitou raízes profundas no solo nacional, desenvolveu-se inserido nos grandes acontecimentos do país, nos quais influiu, projetou o seu prestígio internacional e se tornou corresponsável por muitas conquistas democráticas e nacionais do povo brasileiro.”, comenta José Reinaldo.

Fonte: Revista VBS


Tirado de:
PCdoB completa 90 anos e convida para festa no Rio - Portal Vermelho
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=176997

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog